Notícias

por Interlegis — última modificação 03/05/2016 11h02
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Engenheiro Dolabela recebe ambulância zero km

por bcv publicado 15/09/2018 17h47, última modificação 15/09/2018 17h47

No sábado, dia 4 de agosto, a Prefeitura de Bocaiúva, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação global no Distrito de Engenheiro Dolabela. Foram realizados atendimentos médicos, ginecológicos, psicológicos, atividades físicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação.

No mesmo dia, a comunidade dolabelense recebeu uma ambulância zero km, viabilizada por emenda de deputado estadual e federal, através da solicitação dos Vereadores: Ronaldo Vieira (PP), Ramon Morais (SD), Lélio Viera (MDB), Vera Lúcia (MDB), Pedro Cerol (PDT), Odair Sorriso (PROS).

No mesmo dia, a Prefeitura anunciou a reforma de estradas rurais e ruas da sede do distrito, reivindicação do Vereador Ronaldo Vieira, representante da Comunidade

Redução do LIRAa é pauta de reunião do Comitê de Combate à Dengue

por bcv publicado 15/09/2018 17h45, última modificação 15/09/2018 17h44

O Comitê Municipal de Combate à Dengue realizou no dia 15 de agosto, mais uma reunião, a fim de discutir os trabalhos de enfretamento e combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. O encontro contou com a presença do Vereador Nésio Leite, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Epidemiologia.  

De acordo com a Presidente do Conselho, Viviane Pimenta, o objetivo da reunião foi debater a redução do Levantamento Rápido para Índices de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que está em 2%. O índice é medido de 0 a 10, mantendo em estado de alerta a partir de 2%. O ultimo LIRAa de Bocaiúva foi de 9,0 (considerado gravíssimo).

Viviane salientou que os agentes de saúde constataram que os focos do mosquito estão nos quintais das residências, em caixas d’água e tambores abertos. “É preciso que a população se conscientize e não deixe recipientes com água parada abertos. Se cada morador cuidar cinco minutos do seu quintal todos os dias, os índices de dengue diminuíram drasticamente”, afirmou. 

Macaúbas Palmito recebe ônibus zero km para transporte de alunos até o Distrito de Terra Branca

por bcv publicado 31/08/2018 15h50, última modificação 01/09/2018 11h21
Macaúbas Palmito recebe ônibus zero km para transporte de alunos até o Distrito de Terra Branca

Moradores de Macaúba Palmito recebendo o ônibus zero km

Os alunos da Comunidade Quilombola de Macaúba Palmito, localizada próxima ao Distrito de Terra Branca foi contemplada, no dia 5 de agosto, com um ônibus zero km. Além de Macaúbas, o veículo vai transportar os alunos do Distrito de Cordeiro até a Escola Estadual João Ozório Queiroz, num trajeto diário de 100 quilômetros. O veículo foi adquirido através de uma emenda parlamentar de um deputado federal e estadual.
A solicitação foi dos vereadores: Ramon Morais, Vera Lúcia Ferreira, Lélio Vieira, José das Graças Vieira, Adalberto Ferreira, Odair Sorriso e Ronaldo Vieira. Na solenidade de entrega, dezenas de famílias quilombolas prestigiaram o evento, que contou com a presença das Secretárias Municipais Flávia Avelar (Educação), e Maria Elizabeth Rodrigues (Assistência Social); os vereadores Lélio Vieira, Ramon Moraes, Vera Lúcia e José Vieira.
O Presidente da Câmara, Ramon Morais, ressaltou que o empenho dos vereadores junto aos deputados foi fundamental para essa conquista. Flávia Avelar reforçou o compromisso da Prefeita Marisa Alves em custear o transporte escolar para o Distrito de Terra Branca.

Câmara Municipal promove entrega de carteiras de identidade

por bcv publicado 21/07/2018 01h45, última modificação 20/07/2018 10h41

As carteiras de identidade que foram viabilizadas pela Câmara Municipal, no mês de maio, já se encontram disponíveis na sede da Câmara, na Rua Dona Florinda Pires, 83, Centro. É preciso levar o comprovante que foi emitido no ato da confecção do documento. O horário de funcionamento da Câmara é das 8 às 11h:30 e das 13 às 17 horas.

A Câmara conseguiu através do Departamento de Identificação da Polícia Civil de Belo Horizonte 358 carteiras. A Câmara reitera que, em breve, novos documentos serão viabilizados para a população. Os vereadores estão se empenhando junto à Chefia a Polícia Civil de Minas a vinda de um posto de identificação para Bocaiúva.

 

Câmara Municipal promove entrega de Títulos

por bcv publicado 20/07/2018 09h50, última modificação 20/07/2018 10h44

Na sexta-feira, dia 29 de junho, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito. A entrega dos Títulos justifica-se pelos homenageados prestarem relevantes serviços à comunidade e colaborarem com o progresso da comuna. A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente da Câmara, Ramon Morais (SD), o Vice-Presidente, Odair Sorriso (PROS), o Secretário da Mesa, Beto Ferreira (DEM), o Vice-Prefeito, José Maria Gomes Torres (PDT), o Prefeito de São João da Lagoa, Carlim Dias , a Médica e Diretora da Unimed Norte de Minas, Dra. Jaqueline Pimenta.

Foram homenageados Cidadãos Honorários:

Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires- Indicação do Vereador Lélio Vieira

 Deputada Estadual Tânia Raquel Queiroz Muniz – Projeto Assinado Por Todos Os Vereadores

Joaquim Rodrigues do Carmo – Indicação do Vereador Odair Jose Santos

Domingos LedyBoas -Indicação do Vereador Beto Ferreira

Deputado Estadual Rogério Correia de Moura Baptista – Indicação dos Vereadores: Adalberto Fernandes, Lélio Vieira Neto, Vera Lúcia de Oliveira, Ramon Morais, Ronaldo Vieira e José das Graças Vieira.

Deputado Carlos Welth Pimenta de Figueiredo Indicação do Vereador: Pedro Neves dos Santos

Deputado Estadual: Leonídio Henrique Correa Bouças- Indicação dos Vereadores: Adalberto Fernandes, Lélio Vieira, Vera Lúcia E Ramon Morais.

Vereador Carlos Alberto Pereira dos Santos – Indicação do Vereador Adalberto Fernandes Ferreira

Antônio Costa Vieira – Indicação do Vereador Odair Evangelista Dos Santos

Honra ao Mérito

Igreja Batista Boa Vista dos Matos (Representada pelo Pastor Marcílio Marcos Oliveira e Silva) Indicação do Vereador Nésio Leite da Fonseca.

Transparência para todos

por bcv publicado 21/05/2018 01h50, última modificação 31/05/2018 16h41

Com o objetivo de aumentar o controle social e proporcionar mais transparência às ações administrativas, possibilitando ao cidadão acompanhar a aplicação dos gastos públicos e aumentando assim o combate à corrupção, a Câmara Municipal de Bocaiuva instituiu o Portal da Transparência da Câmara.

acesse 

Construir um ambiente saudável e livre da ameaça é função de todos

por bcv publicado 21/03/2018 01h40, última modificação 21/03/2018 01h40

Construir um ambiente saudável e livre da ameaça é função de todos

Todos devem estar atentos aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, para não deixá-lo nascer. Esse cuidado também deve ser adotado no ambiente de trabalho, sobretudo porque o mosquito é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está trabalhando.

Por isso, a atuação de empresas e órgãos públicos e privados na elaboração de ações para engajamento dos trabalhadores como protagonistas é fundamental para o enfrentamento ao vetor. O combate ao Aedes aegyptideve ser incluído nas políticas de saúde e segurança das empresas. Também é importante traçar plano de ações, metas e acompanhamento das inciativas.

Com foco na eliminação dos locais em que possam acumular água, é recomendável que o plano de ação tenha ações de educação e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras; combate aos focos do mosquito; e comunicação e informação.

Eliminação de focos do mosquito

O Ministério da Saúde criou o Plano Integrado de Ações para Combate ao Aedes aegypti. Todos os dias, uma força-tarefa formada por brigadistas, equipe de limpeza e trabalhadores em geral percorre o interior dos prédios do Ministério da Saúde e as áreas externas de seu entorno, com o objetivo de garantir ambientes sempre limpos e livres de focos do mosquito.

Para realizar a vistoria, toda semana a equipe segue um check list com 25 pontos a serem observados para não acumular água parada e se tornarem ambientes propícios para criadouros do Aedes aegypti. Além da eliminação de eventual água parada, os locais são limpos para a retirada de possíveis focos. A partir dos dados das vistorias, são produzidos relatórios de avaliação e definição de novas estratégias

 

130 anos de emancipação político-administrativo de Bocaiúva

por Interlegis — publicado 13/11/2017 14h35, última modificação 20/07/2018 09h58

1º Pelotão da PM de Bocaiuva tem nova comandante

por Interlegis — publicado 23/05/2017 14h30, última modificação 15/09/2018 17h28

 

Vereadores e executivo recebem nova Tenente da PM 
Na tarde de terça, 11, os Vereadores Ramon Morais (SD) e Lélio Vieira (MDB), a Prefeita Marisa Alves e o Secretário de Governo Henderson Paulo Caldeira Faria receberam no Centro Administrativo a nova comandante do 1º Pelotão da 210ª Cia Polícia Militar de Bocaiúva, a Tenente Maria Tereza Caldeira.

A jovem militar acompanhada do Capitão Bruno, comandante da Companhia da PM, discutiu com a Prefeita e os Vereadores questões relativas à segurança pública do Município.

DIA DAS MÃES

por Interlegis — publicado 06/07/2016 14h31, última modificação 15/11/2016 17h58

 

Ser Mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… À ela devemos nossa vida pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de Amor e Bondade.

Feliz Dia das Mães! 

Palestra - Gestão Financeira das Câmaras de Vereadores

por Comunicação publicado 07/06/2016 10h45, última modificação 15/11/2016 17h58
Gestão Financeira das Câmaras de Vereadores
Palestra - Gestão Financeira das Câmaras de Vereadores

Palestra

O Senhor Ivan Fonseca de Oliveira, contador e sócio-diretor da Empresa Contass Contabilidade e Consultoria, ministrou uma palestra na Câmara de Bocaiúva sobre o tema:  Gestão Financeira das Câmaras de Vereadores.

Ações do documento